Situada em zona costeira, no distrito de Braga, a Apúlia é uma região de encantos únicos: desde os famosos moinhos de vento que se erguem a curta distância do mar, anunciando a chegada a uma das praias mais belas da região norte de Portugal, até aos caminhos pedonais que atravessam a natureza, e permitem vislumbrar toda a sua beleza.
A Praia e os famosos moinhos
Quanto à Praia da Apúlia, podemos falar do seu areal branco e limpo, ou do seu mar frio e caprichoso, mas é aquela curiosa fila de moinhos instalados no cimo das dunas que chama a atenção. Moeram milho ainda durante o século passado, e agora, recuperados pelos proprietários, são excelentes poisos de Verão num lugar verdadeiramente maravilhoso.
Estes moinhos são também um bom ponto de partida para se apreciar a natureza, visto que marcam o início do Trilho da Masseira, que se estende por mais de 7 quilómetros, dando a conhecer a paisagem do vento. Em três horas de caminhada, poderá apreciar moinhos e curiosas formas de cultivo, tais como os Campos em Masseira, que dão nome ao trilho.
A Lagoa da Apúlia
O trilho da Masseira termina com o ponto alto desta região: a lagoa! Lá, foi erguida uma torre de observação da paisagem com 12 metros, e que tem na madeira um dos seus materiais principais, pelo que não destoa muito da paisagem. Neste miradouro ganha-se uma noção mais exata – e surpreendente – da riqueza natural e de espécies deste local.
A Lagoa da Apúlia é, ainda hoje, aproveitada para o fabrico artesanal de caldeirões, tapetes, e de branquetas, o traje típico usado na apanha do sargaço, famosa neste local.
*Algumas informações foram retiradas deste artigo, onde poderá saber mais!